Vozes de África
O governo e as comunidades partilham conhecimentos sobre soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento sustentável, o clima e a biodiversidade.
O desenvolvimento e a adopção do Quadro Global da Biodiversidade (QGB) de Kunming-Montreal, no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), exigem que os países revejam as suas Estratégia e Plano de Acção Nacionais para a Biodiversidade (EPANB).
Neste contexto, a Conservation South Africa (CSA), em parceria com a Conservation International (CI) Libéria e Conservation International Madagáscar, reuniu diversas partes interessadas, incluindo a sociedade civil, o sector privado, os elaboradores de políticas e as comunidades locais, para partilhar conhecimentos sobre soluções baseadas na natureza lideradas pela comunidade em comunidades rurais da Libéria, Madagáscar e África do Sul. Os membros da comunidade ficaram habilitados a comunicar as suas mensagens directamente aos elaboradores de políticas de cada país. Os ensinamentos foram partilhados com os países da África Subsariana para subsidiar as negociações políticas globais no âmbito da CDB e a subsequente revisão das EPANBs.
O trabalho, que decorreu entre 2021 e 2023, foi financiado pela SwedBio, um programa para a biodiversidade e o desenvolvimento equitativo do Centro de Resiliência de Estocolmo, financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA).
A SwedBio trabalha para promover uma governação sustentável e equitativa dos conhecimentos e políticas em matéria de biodiversidade.
ÁFRICA DO SUL
“Dependo da natureza, sobretudo da chuva, para que haja pasto para o meu gado”.
Haarith Arnolds
“A água é uma vantagem para tudo. Para viver. O homem e o animal”.
Anny Wildshutt
“Cresci em Nouriver e, por isso, sou filha destas pedras. Que brincou aqui entre as pedras, e cresceu, e por isso, vejo-me como uma criança pedra”.
Thurston Brandt
“Não precisamos de máquinas para recuperar a nossa terra. Actualmente, dependemos sobretudo de um pássaro e do vento. O que o vento traz contra o gabião pode ficar ali e transformar-se numa planta”.
Rosy Fortuin
Vídeos
Histórias contadas pelos agricultores da comunidade de Leliefontein, Kamiesberg, na África do Sul, sobre suas experiências com as mudanças climáticas e como estão conseguindo se adaptar aos impactos dessas mudanças proporcionam uma verdadeira compreensão de sua relação próxima e dependência da natureza para prosperar. Essas histórias não apenas abordam os desafios enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, mas também fornecem evidências convincentes de que as estratégias de adaptação climática estão melhorando seus meios de subsistência e fortalecendo sua resiliência às mudanças climáticas. Para mais informações, visite nosso site: https://www.conservation.org/south-africa/voices-from-africa Siga-nos nas redes sociais! Facebook: Conservação África do Sul Instagram: @conservationinternational_sa ------- Pesquisa realizada pela Dra. Andrea Marais-Potgieter, Plunge Research Produção de vídeo: Matthew Robinson, Trevendy Films © Conservation South Africa" -------
Histórias contadas pelos agricultores de Nourivier, Kamiesberg, na África do Sul, sobre suas experiências com as mudanças climáticas e como estão conseguindo se adaptar aos impactos dessas mudanças proporcionam uma verdadeira compreensão de sua relação próxima e dependência da natureza para prosperar. Essas histórias não apenas abordam os desafios enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, mas também fornecem evidências convincentes de que as estratégias de adaptação climática estão melhorando seus meios de subsistência e fortalecendo sua resiliência às mudanças climáticas. Para mais informações, visite nosso site: https://www.conservation.org/south-africa/voices-from-africa Siga-nos nas redes sociais! Facebook: Conservação África do Sul Instagram: @conservationinternational_sa -------- Pesquisa por Dra. Andrea Marais-Potgieter, Plunge Research Produção de vídeo: Matthew Robinson, Trevendy Films © Conservation South Africa --------
Histórias contadas por três gerações de mulheres de Mvenyane, Eastern Cape, na África do Sul, sobre suas experiências com as mudanças climáticas e como estão se adaptando a seus impactos. Essas histórias não apenas abordam os desafios enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, mas também fornecem evidências convincentes de que estratégias de adaptação climática estão melhorando seus meios de subsistência e fortalecendo sua resiliência às mudanças climáticas. Para mais informações, visite nosso site: https://www.conservation.org/south-africa/voices-from-africa Siga-nos nas redes sociais! Facebook: Conservation South Africa Instagram: @conservationinternational_sa ---- Produção de vídeo // © Conservation South Africa
Estudos de casos
Resumos da política
Madagascar
Devemos contribuir para podermos ir mais longe.
Como diziam os nossos antepassados, “os que se unem são uma rocha, enquanto os que se separam são areia".
É verdade que juntos somos mais fortes. É encorajador ver que já não são apenas as organizações que se dedicam ao ambiente e à sua conservação, mas também vários actores e partes interessadas que contribuem agora, à sua maneira, para a conservação da natureza; foram observados impactos significativos.
Vídeos
A proteção, conservação e restauração da biodiversidade e dos ecossistemas é uma prioridade global. Em Madagáscar, por exemplo, a pesca insustentável está a ser gerida pela Conservation International, em parceria com as comunidades locais de pesca, através do encerramento da época de pesca de polvo. As comunidades estão a receber capacitação e benefícios por cumprir as restrições durante a época de fecho, garantindo que as populações de polvo, caranguejo, camarão e outras formas de vida marinha possam reproduzir-se e manter níveis saudáveis, evitando assim a depleção das reservas de pesca. A prática de soluções baseadas na natureza traz vários benefícios para a biodiversidade, a economia, a mitigação das alterações climáticas, e está alinhada com compromissos internacionais para proteger a biodiversidade marinha. Histórias como essas não apenas abordam os desafios enfrentados por comunidades vulneráveis às alterações climáticas, mas também fornecem evidências convincentes de que soluções baseadas na natureza estão a melhorar os meios de subsistência e a fortalecer a resiliência dessas comunidades às alterações climáticas. Para mais informações, visite o site deles: https://www.conservation.org/south-africa/voices-from-africa Siga-nos nas redes sociais! Facebook: Conservação África do Sul Instagram: @conservationinternational_sa -------- Produção de vídeo: Lumahee Films © Conservation International - Madagáscar -------
Os ecossistemas de mangais oferecem habitat crítico para um conjunto de organismos vivos, são sequestradores vitais de dióxido de carbono, purificando o ar, protegendo áreas costeiras durante tempestades e fornecendo alimentos para as pessoas. Embora o uso de recursos em florestas de mangais tenha sido amplamente não regulamentado, a Conservation International está agora a colaborar com comunidades locais para ajudar a proteger, gerir e restaurar esses ecossistemas fundamentais. Essas histórias não apenas abordam os desafios enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, mas também fornecem evidências convincentes de que soluções baseadas na natureza, incluindo estratégias de adaptação climática, estão a melhorar os meios de subsistência e a fortalecer a resiliência dessas comunidades às mudanças climáticas. Para obter mais informações, visite o nosso site: https://www.conservation.org/south-africa/voices-from-africa Siga-nos nas redes sociais! Facebook: Conservation South Africa Instagram: @conservationinternational_sa ----------- Produção de vídeo: Lumahee Films © Conservation International - Madagáscar ----------
Estudos de casos
Resumos da política
Liberia
É essencial integrar considerações de género nas medidas de adaptação e políticas, reconhecendo e aproveitando as distintas competências e papéis dos homens, mulheres e jovens na pesca.
A protecção e a recuperação dos mangais podem também contribuir para atenuar a poluição por plásticos nos ecossistemas costeiros.
Os mangais funcionam como habitats importantes e zonas tampão que podem reter e filtrar poluentes, incluindo plásticos, impedindo-os de entrar em ambientes marinhos.
Vídeos
A proteção, a conservação e a restauração da economia azul dos oceanos são prioridades para as pescas de pequena escala, tanto globalmente quanto na Libéria. As práticas de pesca insustentáveis e a poluição marinha ameaçam a biodiversidade oceânica, os ecossistemas e os meios de subsistência humanos na Libéria. A Conservation International e seus parceiros se uniram para fornecer treinamento aos pescadores artesanais para melhorar suas práticas de pesca e manter suas áreas costeiras limpas. A implementação de soluções baseadas na natureza pode trazer vários benefícios para a biodiversidade, a economia, a mitigação do clima e o alinhamento com os compromissos internacionais de proteção da biodiversidade marinha. Histórias como estas não só falam dos desafios enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, mas também fornecem evidências convincentes de que as soluções baseadas na natureza estão melhorando seus meios de subsistência e aumentando sua resiliência às mudanças climáticas. Para mais informações, visite o site: https://www.conservation.org/south-africa/voices-from-africa Siga-nos nas redes sociais! Facebook: Conservation South Africa Instagram: @conservationinternational_sa LinkedIn: Conservation South Africa ------ Vídeo produzido por © Conservation International - Libéria ------
Estudos de casos
Resumos da política
INTERCÂMBIOS DE POLÍTICAS SUL-SUL
O trabalho anterior entre a Conservation International e a Swedbio inclui uma série de Intercâmbio de políticas Sul-Sul na Costa Rica, realizado entre 2018-2020. Os elaboradores de políticas participantes da Libéria, Gana, Angola, Uganda e Ruanda aprenderam sobre a função e as recompensas das políticas inovadoras, as parcerias, as estruturas institucionais e os mecanismos financeiros que a Costa Rica desenvolveu para implementar políticas nacionais de conservação, bem como o papel do governo na orientação deste processo. A experiência do intercâmbio na Costa Rica é uma confirmação de que é possível, com uma visão, um compromisso político e uma acção política, criar uma base para que um país beneficie da natureza.
Contacte-nos
Luciano Andriamaro
Director Sénior de Ciência e Conhecimento - Madagáscar
Conservation International
landriamaro@conservation.org